Quem sou eu? Minha trajetória!

 

     Rosemary Cristina  Ribeiro Fernandes  



“A educação é a  arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”Nelson Mandela

 

Contato:  rosemarycristinafernandes@gmail.com 

 Celular:       (24) 999478345

                                                       Biografia:

Rosemary C. Ribeiro Fernandes

  Nasci em Barra do Piraí, no dia 10 de março de 1975.

  Sou professora do Ensino Fundamental II e EJA, atualmente exercendo a função no Laboratório de informática, trabalhando com o sistema operacional LINUX e Windows.

  Sou formada pela Universidade UNIRIO, em Pedagogia. Tenho cursos de Informática e português pela FAETEC, Cursos de Capacitação oferecidos pela SME.

  Participei de diversos projetos na escola e da Semana Nacional de Tecnologia como, por exemplo: “somos todos iguais e diferentes ao mesmo tempo.”, explorando o tema inclusão. “A matemática está em tudo”, “Do lixo ao luxo”, etc,onde foram explorados os temas reciclagem e sustentabilidade, com participação dos alunos e da comunidade escolar.  Cursos de capacitação BNCC, Informática educativa, experiências com alunos portadores de necessidades especiais e com alunos da EJA (Educação de Jovens e adultos), etc.

Educação e política são atos de amor!

 

                                            Trajetória profissional:

   Resolvi ser professora, observando minha mãe lecionando aos meus alunos, desde pequena brincava de aulinha, com meus irmãos e minhas amigas.

   Ingressei á escola, eu era preguiçosa para aprender a ler, minha mãe Elenici me estimulava comprando gibis e livros de histórias e meu pai também ajudou, tomando as lições, porém ele era muito rigoroso e não tinha muita paciência. Através dos incentivos de minha mãe, comecei  a interessar-me pela leitura e de repente comecei a ler,  a realizar mandados e a ir sozinha para a escola.

  Estudei em escola pública, depois foi para uma escola de freiras, quando estava começando a me adaptar precisei mudar de cidade, mas até hoje não me esqueço da professora Ângela, que naquela época tinha muitas idéias legais, como trocar todo dia os alunos nas carteiras, assim todas as fileiras de sala de aula iam trocando de lugar, até todos sentarem nas primeiras carteiras, assim agradava todos os alunos, tinha também o dia de copiar no caderno da professora, eu achava o maior barato, adorava ir á escola, mas minha família precisou mudar de cidade, retornando para minha cidade de origem que é Barra do Piraí, assim troquei de escola.

   O tempo foi passando e comecei a auxiliar minha  mãe com os  alunos, estudei  na Escola Cenecista Professor José Costa, onde fiz vários amigos que  até hoje temos contato.

  Ao completar o ensino Fundamental II, ingressei no Ensino Médio, no Curso de Formação de Professores, o tempo foi passando e consegui me formar, minha família e amigos participaram da formatura. Foi um dia incrível, receber o diploma, depois de sacrifícios, pois meus pais se separaram e passamos por alguns problemas.

  Depois de formada, demorei a conseguir um emprego na área que eu gostava então o tempo foi passando e resolvi dar aulas de reforço, saia de casa para ir ao domicílio dos alunos, depois comecei a recebê-los em minha casa  e até para  provas de concursos  público eu lecionei, foi uma época de luta, de falta de tempo, porém foi uma época  muito gratificante: auxiliar meus alunos  a aprender foi uma  época de grande trocas de experiências

  Precisava dedicar- me e especializar assim, resolvi me inscrever em dois cursos da FAETEC, Português e Informática e passei a conciliar as duas atividades.

   Os cursos foram de extrema importância, para o meu aprimoramento, fiz amizades e resolvi realizar o vestibular da Universidade Unirio, incentivada pela minha mãe, família e amigos consegui passar, na época ainda não tinha CEDERJ em minha cidade, então fiz na cidade de Piraí, foi um período  difícil, pois dependia de condução, de Xerox de materiais e de alguns livros, eu  e  minha mãe passávamos noites fazendo resumos para não precisar gastar, lembro-me  que  minha mãe me auxiliou a montar uma peça de teatro sobre a música Carinhoso, do cantor Pixinguinha ficamos horas fazendo, mas foi um sucesso, tirei nota máxima. Minha mãe sempre foi a minha inspiração pelas lutas que passamos juntas, ou seja, meus irmãos também e isso fez com que eu buscasse melhores condições para meu aprimoramento. A faculdade foi muito proveitosa, onde aprendi a realizar esquemas mentais, resumos, a ser objetiva e logo saiu o concurso em minha cidade, consegui passar e comecei a trabalhar no meu Município.

Trabalhava de manhã e de tarde fazia RET (Uma segunda matrícula), depois aceitei o desafio do meu diretor e da minha Orientadora Pedagógica e passei a lecionar no Laboratório de onde trabalhamos com as turmas, os conteúdos de forma lúdica, usando outras ferramentas tecnológicas para facilitar a aprendizagem.

  È uma experiência muito enriquecedora, pois nos leva a criar projetos e jogos interessantes, é uma forma de aproximar nossos alunos, de auxiliá-los a tornarem-se sujeitos reflexivos, questionadores e atuantes. , precisamos sempre buscar o nosso aprimoramento e através de cursos, leituras, pesquisas e trocas vamos nos capacitando, nunca é tarde e  nem perda de tempo  para aprender, porque a vida é um eterno aprendizado

  No momento, estou me preparando para concorrer às eleições para vereadora, de Barra do Piraí, estudando, realizando pesquisas e me preparando para fazer o meu melhor.

   Quero antes de tudo conhecer as diferentes realidades, poder detectar os principais problemas e as soluções para pode auxiliar os eleitores a conquistar e exercer sua cidadania.

   Tenho vários objetivos como, por exemplo: Representar os cidadãos, buscando fiscalizar e criar novas leis para auxiliar a população a ter direitos: como uma educação, saúde de qualidade, direitos á assistência, a orientações que visem a sua emancipação. Levando também os indivíduos a cumprir seus deveres, levando-os a questionar e luta, auxiliando meus leitores a conquistar a independência, o seu aprimoramento e a atuação na sociedade.

  Nossa cidade merece novas oportunidades para crescer, precisamos de idéias e parcerias novas, para todas as áreas crescerem, melhorarem  e se tornarem significativas  na vida individual e coletiva da sociedade.

   Barra do Piraí merece essa mudança, merece novas oportunidades, temos que explorar o turismo, além de valorizar nossa cidade, a nossa história, isso contribuirá para o surgimento de novos empregos e de novos cursos de capacitação, contribuindo assim para uma sociedade mais participativa, mais motivada e pronta para exercer sua cidadania.

  Precisamos investir nas escolas, na implantação e manutenção das ferramentas tecnológicas, em novos materiais didáticos e nos profissionais da educação oferecendo um salário digno e garantindo também o plano de cargos e a valorização do profissional, oferecendo meios para ele aprimorar sua carreira, meios para  que  auxilie  a sua família também.

  O meio ambiente, a cultura, lazer e esporte também necessitam de muitas inovações em nosso município, para torná-lo mais atrativo e precisamos melhorar os serviços públicos prestados pelos profissionais para a população barrense.


Vamos nos preparar para as mudanças política e cidadania caminham juntas!

Comentários